Resenha literária: Desbrava(dores) de livros

(clique na imagem)
http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2014/07/resenha-premiada-cronicas-e-absinto.html

Escrita por: Natalia e Marcos

"Crônicas e Absinto é um livro bem diferente do que eu costumo ler diariamente e, tenho certeza, do que vocês costumam ler também. Querendo ou não, temos a prática de valorizar romances e deixar um pouco de lado as crônicas, contos, poesia e demais gêneros. Camila Gatti nos mostra nessa obra que, se você faz isso, está totalmente errado.


“Só que essa brincadeira é paga por nós. Por todos nós. É como o descaso de alguns médicos em determinados hospitais: a morosidade em diagnosticar corretamente me faz crer que eles nunca ficam doentes, nunca seus parentes ou queridos ficam doentes. No dia que precisarem da sua própria profissão não terão com quem contar...” (p. 13).



Através de crônicas curtas, ela nos instiga a pensar fora da caixa, abrir os olhos e perceber que o horizonte é bem mais extenso do que imaginamos. Não é um livro repleto de romances, ou de horror e muito menos de suspense: é um livro para pensar – pensar também faz muito bem, aliás. É um livro que te ganha nos pequenos detalhes, nas pequenas reflexões.



Camila trabalha sobre diversos temas e não se prende em apenas uma determinada vertente. Ela fala sobre relacionamento familiar, vida em sociedade, política, problemas públicos e religião. O leque é enorme e cada crônica te traz um sentimento diferente. Aliás, é comum você parar durante uma determinada crônica e seguir a viagem por si só, fazendo a análise sobre as palavras dela.


“Se as pessoas se unem para votar em um João Ninguém para ganhar um milhão de reais no Big Brother Brasil ou torcem durante os jogos de futebol, sem nenhum benefício em fazer o outro ganhar, que se unam a fim de canalizar essa força interior para exigir das autoridades atenção e a solução para melhorar sua rua, seu bairro, sua cidade (...)” (p 24).



Acredito que o livro Crônicas e Absinto é mais que apenas um livro; ele é um clamor pela vida, pela identidade própria. A obra te faz querer ser diferente, te faz querer sair do conformismo, do achismo barato e da cegueira intencional. Posicionarmo-nos é preciso, de preferência, agora. Mudanças futuras dependem das atitudes que temos no presente.




De todos os diferentes assuntos abordados no livro, as crônicas de cunho político foram as que mais me chamaram a atenção. Aliás, vale ressaltar que é de cunho político porque fala da vida na polis (cidade) e não tem nada a ver com partidos. Essas crônicas nos fazem analisar como pequenas atitudes fazem uma diferença enorme.


“Arrisco-me a dizer que o Brasil é a ‘arca de Noé’ pós-moderna, grandiosamente fincada em uma única placa tectônica, recheada de recursos naturais, povo nitidamente feliz e sorridente por natureza; há algo na alma brasileira que só existe aqui” (p. 78).



Crônicas e Absinto é um livro pequeno, mas será uma leitura grande; é uma obra que você lê em poucas horas, mas reflete sobre ela durante dias. Sem dúvidas, é mais do que recomendada. Quem gosta de crônicas vai adorar; quem não gosta passará a amar. Quem nunca leu um livro do gênero, use como iniciativa. Esse é um livro que você carregará por toda vida.




Interessou-se pelo livro? Então nós temos uma novidade para você: nós, juntamente com autora Camila Gatti, vamos sortear dois exemplares da obra. Gostou? Então participe no formulário abaixo!




Regras obrigatórias:

– Possuir um endereço de entrega em território brasileiro;

– Seguir o blog Desbravadores de Livros pelo GFC;

– Seguir o blog da autora, Crônicas e Absinto, pelo GFC;

– Curtir a página do Desbravadores de Livros no Facebook;

– As chances extras serão apresentadas no formulário após o preenchimento das regras obrigatórias.



Informações extras:

– Serão dois vencedores, cada um levando um exemplar para casa; – Entraremos em contato com os vencedores por e-mail e ele terá até 72h para enviar seus dados. Caso contrário, será feito um novo sorteio;

– Não nos responsabilizamos por possíveis extravios dos Correios;
– Os prêmios serão enviados em até 30 dias após a resposta do vencedor"