Resenha literária: De Tudo um Pouco

(clique na imagem)
http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/2015/05/resenha-nas-alturas.html

Escrita por: Tamires Cipriano

Avaliação: 

"Olá!


A ótima notícia de hoje é que finalmente chegou o livro da Empíreo que foi "devorado" como os outros que li da mesma editora. Seguem a resenha e fiquem nas alturas!

Início esta resenha dizendo que fiquei de queixo caído, transtornada com tantas decisões e indecisões do personagem, mas ao fim compreendi, ser humano é errar... Mas aí é que pergunto, a que ponto os erros podem chegar?

Prefácio:"Uma comissária brasileira que inicia sua trajetória se lançado pelo mundo afora, como as flechas de Quíron e seus centauros, sendo atiradas aos milhões pelo céu, aleatoriamente, iniciando mil caminhos, mas sem percorrer nenhum." Pág 9.

A autora nos apresenta uma história que é inspirada em fatos reais, só sabendo disso eu me interessei - obrigada Adriana por enviar o que estava tão louca para ler.


Marina é uma mulher livre, pode-se dizer mais livre do que o ambiente em que trabalha que é dentro de um avião. Uma linda aeromoça que ama viajar, passear com as amigas, mas também tem uma enorme sorte - disse sorte? - de vários homens "cair" aos seus pés.

Viajamos para Itália, Paris, Israel e até Vegas! Não têm como resenhar explicando a história, mas tentarei, a questão é que não sabia mesmo como ela conseguia e como os homens também eram tão tontos, principalmente o namorado brasileiro que logo seria seu marido. 

Já imaginou deixar um pouco de você a cada lugar que passa? Marina é assim, os homens sabem que ela é livre, que tem um relacionamento no Brasil e que possui outras "ligações" mundo afora. O que pergunto é como ela tinha este enorme encanto e porque não decidia-se logo! Inicialmente gostei do francês, depois fui a favor do Italiano e logo fui pega de surpresa por ela finalmente ter gostado de um, querer preencher o espaço vazio de seu coração, mas a vida prega surpresas e as vezes nem tudo acontece com a gente da forma que queríamos. Tudo isso ocorre com a nossa personagem maluquinha.


Quando fui dar estrelas ao livro no skoob fiquei desolada, afinal de contas, estamos analisando um livro inspirado em fatos reais, então, pensei que seria a mesma forma de julgar alguém - o que não é certo ou faz meu estilo - o ponto que cheguei foi que eu amei, me diverti, senti saudades junto com ela, me senti nas alturas, me encantei, apaixonei, saí com amigos e me sensibilizei - não por ela, mas pelos homens cujo os corações, ela era boa em arruinar.

Quem não errou nesta vida que atire a primeira pedra! Mas Marina, porque não decidi-se logo o que quer, quem quer?
"No fundo, a libertação veio da resolução, o desfecho, o lado bom em fechar ciclos. Nesse momento, Marina se sente como uma personagem de um filme que chega ao fim. Nesse momento, uma luz se acende em seu coração. A despedida era real." Pág 153.

Marina se apresentou um pouco vazia, parecia que usava um para esquecer um outro e ela desistiu facilmente do homem que eu pensei que realmente daria certo... Lógico que a questão desta pessoa estar também entrelaçada a outra, deve ter motivado.

Como disse no início, dizer seria a mesma coisa que julgar, se isso foi inspirado em fatos reais, parabenizo esta personagem Marina por viver como quer, ser feliz, ser livre, não temer a nada, ser mulher, imatura e se apaixonar, mas eu espero mesmo que depois de tudo que viveu, tenha pensado depois e descoberto que não seria desta forma que preencheu o coração, o que me faz ficar ainda mais ansiosa para o próximo volume já que ao fim do livro, temos uma sensação de alívio sabendo que não irá terminar daquela forma, que Marina pode mudar e repensar em suas ações, preencher com uma pessoinha...

Parabéns a autora Camila por ter escrito uma obra inspirada em fatos reais, alguns podem dizer que é clichê, mas não, esta história mostra erros humanos, o quanto somos complexos até mesmo para fazer escolhas, decidir o seu destino esta ao seu poder, qualquer ação errado e esta linha certa ficará torta.

A editora também arrasou na edição, a capa é linda e tudo a ver. Folhas amareladas e o livro é pequeno dando sensação de leveza e simplicidade. Capítulos curtos e os diálogos são todos vistos pelos olhos da personagem.

Por fim, acho que enrolei e vamos chegar a mesma finalidade, se tiverem oportunidade leiam e tirem as suas próprias conclusões,

Beijos!"