Entrevista: Garota dos Livros

(clique na imagem)
 http://garotadoslivros23.blogspot.com.br/2015/07/entrevista-com-camila-gatti.html



Realizada por: Velaine Florindo


"Bom dia!
Como vocês estão?
Hoje temos a primeira entrevista no blog!
A entrevista foi a maravilhosa escritora Camila Gatti,fique super feliz com a oportunidade espero que gostem e comentem muito!
Beijos *-*


Um pouco sobre Camila:

Camila Gatti é formada em Administração com ênfase em Marketing. Atua como escritora desde 2011. Seu primeiro projeto/livro foi uma coletânea de crônicas, no qual abordou diversos assuntos, totalizando 41 crônicas. Atualmente ela tem 04 projetos engatilhados. Dois deles já estão em andamento, os outros dois ainda estão na etapa de  planejamento. Ela busca manter o mistério, mas deixa uma dica: sua intenção é escrever um livro de cada gênero literário. Seus livros publicados são: Crônicas & Absinto e Nas Alturas.

Entusiasmada, curiosa pela vida, em saber como tudo funciona. Dedicada em fazer sempre o melhor, seja na vida pessoal ou profissional. Quando criança, perguntava milhões de porquês à mãe; agora adulta, mergulha nos livros, filmes e conversas em busca das respostas. Fascinada pela natureza criada por Deus, ama também a metrópole construída pelo homem. Acredita que cada atitude e/ou pensamento faz diferença. Brilhante como a Luz, é assim que quer ser. Recentemente recebeu a comenda de Membro Imortal Correspondente 36 da Academia de Letras do Brasil/ Seccional Araraquara (primeira Academia Mundial da Ordem de Platão), o Prêmio Melhores Poetas Lusófonos 2015 (evento realizado pela Editora Mágico de Oz), e o convite a integrar o quadro acadêmico da Academia de Letras e Artes de Fortaleza.



1°Quando descobriu que queria escrever? De onde surgiu as inspirações para os Livros?

Assim que iniciei na faculdade, aos 19 anos, surgiu uma vontade latente de escrever um livro. Acabei me dedicando à faculdade, me formado em administração, redirecionei meus interesses para o meio acadêmico e profissional, e essa vontade de escrever ficou um tempo na ‘gaveta’, digamos assim, até surgir uma ideia concreta de uma história (ou foco) a desenvolver em narrativa.


2° Você tem algum ritual para escrever? Quais?

Nada muito específico: costumo ouvir músicas enquanto escrevo, assim como assisto muitos seriados durante o período que estou desenvolvendo a história. Outro ritual que tenho é deixar sempre na cabeceira da minha cama um caderno com uma capa de couro e uma caneta, pois algumas inspirações muitas vezes surgem no meio da madrugada (riso)... Aí costumo anotar a ideia principal, ou às vezes as desenvolvo por completo.


3° No início,que tipo de escritor/livro te influenciou? e agora?

Até hoje gosto de escritores como Hermann Hesse, Clarice Lispector, Anne Rice, Nietzsche, Jack Kerouac, Taylor Caldwell, Machado de Assis, Dylan Thomas, Augusto dos Anjos e Fernando Pessoa, assim como leitura sobre zen budismo e espiritismo. Digamos que ampliei meu círculo de interesse em diversificar gêneros literários, em vez de gostar de autores em específico. Como amo cinema, busco muito me inspirar em diretores, cineastas em geral: tenho sempre a intenção de escrever livros que se traduzam visualmente, como se as palavras pulassem do papel para criar uma imagem, entende? Adoro David Lynch, Martin Scorsese, Danny Boyle, Quentin Tarantino, Christopher Nolan e David Fincher, para citar alguns.


4° Quanto tempo demorou para escrever seu primeiro livro?

O ‘Crônicas e Absinto’ foi meu primeiro lançado: o escrevi em menos de 15 dias. Havia recentemente assistido o filme Sem Limites, com Bradley Cooper no elenco, e decidi fazer um desafio pessoal, em escrever em um espaço-tempo determinado. Estava passando por um bloqueio criativo na época, e ter lançado esse desafio a mim mesma foi a inspiração que precisava. Foi divertido ter concluído o livro em aproximadamente 10 dias: aprendi a permitir que meu fluxo de pensamento criasse um método particular de estruturação das ideias.


5 ° Acredito que o livro "Nas Alturas" tenha sido muito polêmico,li resenhas que o elogiava e outra que o criticava,como você lida com os elogios e criticas?

Em ambos os casos costumo lidar (com críticas) da mesma forma (com que lido com elogios). Claro que críticas/elogios vazios não se equiparam a elogios/críticas fundamentadas construtivamente, no papel de leitor ‘observador’. O ‘Nas Alturas’ é controverso, é polêmico, principalmente por eu ter escrito esse livro inspirado em fatos reais. A Marina é uma mulher que tem suas próprias regras, mesmo que a sociedade ou valores morais não ‘concordem’ com ela. Há quem abrace a diferença, e viva a experiência de ler uma história singular, e há quem a rejeite sem ao menos dar uma chance, onde somente o julgamento é capaz de justificar a leitura. Entendo que ninguém é perfeito. Por fomentar reações de amor/ódio, opiniões entre 8 e 80, foi um dos fatores que despertou meu interesse em escrever a vida da Marina. Vale à pena apresentar uma proposta de romance que raramente se lê por aí.


6 ° Quando surgiu "Crônicas e Absinto"?

O ‘Nas Alturas’ era um projeto em desenvolvimento anterior ao ‘Crônicas e Absinto’, por incrível que pareça. Senti a necessidade de criar uma metodologia quanto à escrita, de modo a simplificar a primeira experiência em escrever um livro. Criar personagens e manter continuidade da história é tão complexo quanto escrever uma crônica, mas a vantagem, a meu ver, de escrever crônicas, é a exposição de opiniões frente ao cotidiano, sem uso de personagens ou diálogos. O ponto central é a vida no presente, é ‘sentar’ diante da vida, observá-la, entender sua opinião sobre tal assunto, e abordá-lo de forma que o pensamento holístico seja predominante.  Decidi abordar questões geralmente consideradas tabus, como política, religião, fé e até mesmo o 'ter opiniões próprias'... Curiosamente publiquei o livro um tempinho antes de muitas situações emergirem no país, como as passeatas e reivindicações por qualidade de vida, que tanto engajaram a sociedade de modo uníssono. Penso que a beleza em ser cronista é essa liberdade em expor fatos à luz, sem rodeios, deixando o leitor refletir sozinho e criar sua própria opinião. Senti que poderia aglutinar, em um só livro, vários assuntos aleatórios, sendo um diferencial do livro, pois geralmente escritores costumam abordar um único tema/assunto. O "Crônicas e Absinto" é um ‘melting pot filosófico e reflexivo’.


7°Em questão da publicação de seu primeiro livro: O que foi mais difícil desde a obra pronta até seu Lançamento?

Cada experiência é única, tanto de livros, quanto de escritores. É difícil depender de livrarias, editoras, sendo, em alguns casos, o seu livro ‘mais um’ em seus catálogos. Digamos que, onde há pessoas, há interesses individuais. A sorte está em ser comercializada por pessoas que possuem os mesmos interesses que você, escritor. Atualmente o ‘Crônicas e Absinto’ está sendo comercializado somente e diretamente por mim, pois comprei os direitos autorais junto à editora. É um desafio burlar o sistema, mas decidi fazer desse modo, em relação a este livro em específico.


8° Tem projetos para mais livros?

Tenho sim: há alguns projetos sendo desenvolvidos, outros anotei para serem escritos em um futuro próximo. Minha intenção particular é lançar um livro de cada gênero literário. Espero humildemente conseguir realizar essa proeza.


9° Você acha que existe muito preconceito com escritores nacionais?

Não entendo como preconceito, e sim como interesse comercial em livros/escritores estrangeiros. Tudo depende de investimento financeiro, marketing, e quanto mais globalizado o mundo se encontra, mais a ‘moda do momento’ busca homogeneidade. Acredito ser algo oriundo do inconsciente coletivo, pois há diversos escritores no mundo, principalmente no Brasil. A aposta em publicar um escritor nacional (ainda) desconhecido não parece seduzir algumas editoras que priorizam o (já) escritor best seller internacional. Quem tem o poder de quebrar esse círculo vicioso é o leitor.


10° O que costuma ler, escutar e assistir?

Resposta: Costumo assistir muitos filmes e seriados, leio pontualmente gêneros literários que sejam diferentes das histórias que estiver desenvolvendo no momento. Adoro música, ouço constantemente rock, trance, pop, instrumental e outros gêneros, exceto funk, heavy metal e pagode. Tenho lido livros do segmento espírita, pois dentro deles há muitas respostas, apesar de não seguir o espiritismo. Livros do André Luiz, Hammed e Ermance Dufaux estão entre meus favoritos.


11° O que acha dos escritores atuais? E os mais antigos?

Independente de escritores atuais ou antigos, gosto dos que possuem ideias originais, que escrevem histórias originais, de forma a desenvolverem uma escrita que imprima sua marca, como escritor. Com certeza há talentos especiais que ainda não foram descobertos pelo mainstream, que ainda estão buscando seu espaço. A singularidade é o que salta aos meus olhos: para descobrir, há de se garimpar.


12° A divulgação que os igs,blogs e youtubers fazem é importante?

É mega importante.Entendo que o buzz marketing é a ferramenta que blogueiros utilizam de maneira perfeita. O uso de redes sociais (blogs, igs, vlogs, facebook, twitter, etc.) é amplamente utilizada como uma malha subterrânea, frente às mídias de veículos de massa, como jornal, revistas, sites, etc. Ser divulgado por blogs/igs/youtubers, e assim ser apresentado a milhares de leitores/seguidores daquele formador de opinião (que é o blogueiro), é também uma forma oficial de divulgação. Mesmo não estando na propaganda da TV, por exemplo, nossa obra torna-se conhecida por pessoas que contam para outras, que compartilham, curtem, se interessam e assim a ‘pequena bola de neve’ que o blogueiro iniciou, ao solicitar parceria, por exemplo, encontra sua finalidade como se tornar uma ‘avalanche’. O desdobramento da divulgação, através das resenhas e entrevistas, oferecem ainda mais espaço positivo.


Camila muito obrigada pela oportunidade de fazer essa entrevista,queria pedir para você deixar um recado para nossos leitores e futuros escritores!

Primeiro, agradeço de coração a você e à todos os blogueiros, que fomentam a literatura de uma forma tão simpática e informal. Agradeço pela oportunidade em ter sido lida por você,Velaine, e por essa entrevista. Meu recado é um pedido, na verdade: sejam ousados diante da vida, seja no mercado de trabalho ou na vida pessoal. Ousem ter opiniões próprias, sejam curiosos pelo conhecimento, busquem desenvolver o dom que Deus deu a cada um de vocês. Parece clichê dizer isso, mas acreditem até o fim, do que vocês, individualmente, são capazes de fazer. O mundo é formado de contribuições genuinamente individuais. Lógico que haverá questionadores ou obstáculos no meio do caminho, que desencorajarão suas ações, mas que estes fatores se tornem um combustível para o sucesso de cada um de vocês. Utilizem as redes sociais de forma positiva, elogiando, contribuindo, criando assim uma sociedade em paz, feliz, erradicando o egocentrismo, a inveja e a maldade. Deem essa chance de realmente fazer a diferença. :) "