Resenha literária: Saberes literários

(clique na imagem)
 http://saberes-literarios.blogspot.com.br/2015/07/resenha-cronicas-e-absinto-camila-gatti.html

Escrita por: Amanda Medeiros
Avaliação: 





"Este livro, Crônicas e absinto, é um livro diferente de tudo o que já li. Quando li a sinopse, esperava crônicas divertidas, com um ar de ironia sobre política, religião, etc.Engano meu. Descobri que estava completamente enganada quando iniciei a leitura deste livro. 

Recheado de questionamentos, a impressão que eu tive com a leitura é que Camila passa uma indignação com o conformismo e falta de atitude das pessoas e acredito que tenha escrito este livro com o intuito de fazer as pessoas enxergarem além, muito além do que veem.

Algumas crônicas possuem o conteúdo mais leve, onde a autora reflete sobre lendas, filmes, estórias que passam de pai para filho. Contudo são reflexões onde a autora sempre mostra que precisamos nos conhecer, conhecer nossos desejos, nossos objetivos. Precisamos sempre respeitar as pessoas ao nosso redor e precisamos respeitar o nosso planeta. Procurar sempre ser feliz Agora e não deixar para depois, valorizar o presente. 

Umas das crônicas que me chamou muita atenção foi a crônica 31 "Elogios- sementes de felicidade", onde a autora  menciona o filme estrelado por um dos meus atores preferidos, Johnny Depp, "O mundo imaginário do Dr. Parnassus". No filme Dr. Parnassus permite às pessoas que viajem num mundo de imaginação sem limites por meio de um espelho mágico, espelho que reflete o interior de cada indivíduo. Na crônica inspirada neste filme, a autora mostra que somos o que pensamos e não o que aparentamos ser. Somos o que plantamos e que devemos plantar o bem para colher o bem. O Universo conspira a favor da bondade.  
"O que plantamos? O que cultivamos? O que estimulamos? Os pensamentos, as ações são sementes plantadas no pomar do Universo."
A autora também faz diversos questionamentos sobre a política, corrupção, saúde, sem papas na língua, mostrando sua indignação com os salários absurdos dos parlamentares, a casse médica que só pensa em dinheiro, a distribuição de bolsas pelo governo, que ao invés de estimular as pessoas a buscarem algo a mais para suas vidas, estimulam o conformismo. Critica a mídia e como ela manipula as informações e como nos tronamos "marionetes" através dessa manipulação.

Sobre a religião, muitas vezes a autora utiliza um pensamento um pouco místico, acreditando em poderes de cristais, amuletos, mas sempre acreditando que existe uma força interior e que Deus está dentro de nós mesmos. Porém este ponto pode ser algo que não agrade a todos os leitores visto que existem diversas religiões e cada um possui uma crença. Mas como um bom leitor acredito que por mais que não acredite, deve-se respeitar a opinião e a crença do outro e sempre tirar coisas positivas disso, valorizando coisas boas e "fazendo o bem sem olhar a quem".  
Crônica 28 Questão de perspectiva - de nossas vidas ( ‖    )

"Uma foto é uma ação congelada no tempo: é a tecla pause.Um vídeo é o tempo arquivado: é a tecla rec. Está se perguntando sobre a tecla play? Olhe-se no espelho, veja o presente."