Resenha literária: Desbrava(dores) de livros

(clique na imagem)
 http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2015/06/resenha-nas-alturas.html


Escrita por: Marcos de Sousa

Avaliação: 


"Marina é uma bela mulher que trabalha como aeromoça, inicialmente em voos nacionais. Contudo, ela resolver que quer alcançar ares mais altos na carreira e decide ir para França fazer um curso de proficiência em francês, para então tentar tornar-se aeromoça em voos internacionais. Porém, na França, além do idioma, ela conhece um homem diferente e que mexe com ela: Etienne.

O rapaz se interessa por ela também, chegando a vir ao Brasil atrás da protagonista. Entretanto, o que ele não sabia é que Marina já estava em um relacionamento que durava, entre idas e vindas, três anos. Mas, como Marina não ama Germano, seu namorado, resolve continuar flertando com o francês.



Entre as confusões de sua vida, Marina acaba casada com Germano; não porque ela passa a amá-lo, mas porque ele é rico. E, depois de um tempo, Etienne passa a ser o seu amante oficial. Contudo, a protagonista não para por aí. Ela quer ser livre e outros homens passarão por sua vida. Será que isso dará certo?

“Mesmo iniciando sua profissão de comissária tão nova, com apenas 28 anos, Marina já é considerada veterana em voos domésticos brasileiros, já tendo experimentado praticamente rodas as pontes aéreas em solo nacional. Sua pela é dourada de praia – como uma típica carioca orgulhosa do seu sol e seu calor –, cabelos longos e loiros que servem belamente em penteados milimetricamente arrumados, hipnóticos olhos escuros (...)”.

Nas Alturas é um livro que me fez sair da minha zona de conforto, visto que eu não leio romances com frequência. Contudo, como já conhecia a escrita da autora Camiga Gatti, que é muito boa, por sinal, resolvi mergulhar no desafio. E o resultado da experiência foi positivo, apesar de algumas ressalvas.

O que mais me agradou em toda a obra foi a verossimilhança da trama. Como a autora capricha nos detalhes e na construção dos personagens, o livro se torna quase um relato real. Além disso, a escrita da Camila é muito leve e fluida, como a de uma conversa, o que deixa toda a leitura muito mais envolvente.



Dentre os personagens a que mais se destaca, até por motivos óbvios, é a Marina. E nós dois tivemos um caso de amor e ódio. Por um lado, ela me agradou imensamente por ser forte, não se importar com a opinião alheia e por ter as rédeas de sua própria vida. Por outro, o egoísmo em certas partes e algumas atitudes dela me irritaram bastante. Sem falar que por diversas vezes ela se mostrou muito mimada, deixando completamente a personalidade que me ganhou de lado.

“Não é isso exatamente: tenho muitas vontades, que são saciadas no momento que acontecem... O depois é depois, trazendo novas vontades. A diferença é que assumo isso... pelo menos, sou verdadeira... Nunca iludo ninguém, não faço falsas promessas... Ou é assim, ou não rola para mim”. (p. 26).

Além dos pontos pela boa personagem, a autora também merece um bônus por nos fazer viajar sem sair do lugar. Como a protagonista é uma aeromoça de voos internacionais, temos o prazer de conhecer algumas partes do mundo. Com descrições não tão longas, mas completas, conseguimos visualizar muito bem os cenários e cidades.

Quanto à parte física, a editora Empíreo caprichou na edição. A capa é bonita e retrata bem o sentimento de liberdade vivido pela protagonista. A diagramação também está muito boa, contando com páginas amareladas e um espaçamento bom, o que compensa as letras não tão grandes. Além disso, a revisão também foi bem feita.



Com certeza indico a obra, principalmente para quem gosta de romances mais reais. Contudo, se você é machista ou tem um pensamento ultraconservador, melhor nem passar perto da obra. A Marina é uma mulher para ser entendida por quem tem a mente aberta."