Resenha literária: Prefácio

(clique na imagem)
 http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/05/resenha-nas-alturas-camila-gatti.html


Escrita por: Silvana Crepaldi

Avaliação: 


Livro: Nas Alturas
Serie: Não
Autor: Camila Gatti
Gênero: Romance
Editora: Empíreo
Paginas: 244
Ano: 2015

Resenha:
"Nas Alturas, conta a história de Marina, uma carioca que vive literalmente nas nuvens. Ela é aeromoça. Ela é veterana em voos domésticos, mas ela quer mais e decide que vai trocar os voos domésticos pelo internacionais. Para isso ela vai para a França com seu amigo Mattos. Ela já estuda francês no Brasil, mas uma certificação na própria França, vai tornar seu sonho em realidade muito mais rápido. Marina é elegante, muito bonita e esta sempre impecável. Onde chega ela chama a atenção dos homens. Mas Marina é da seguinte opinião, viver o momento, o agora, por isso ela não se apega a ninguém.

Quando está na França, ela conhece Etienne e como tem muita vontade de conhecer Paris, ela acaba aceitando o convite dele para passar um tempo na sua casa. Ele logo se apaixona e faz mil juras de amor, mas Marina lembra que tem uma vida real no Brasil e decide voltar. Mas Etienne vai atrás dela,  ainda acreditando que existe alguma coisa entre eles. Só que Marina esqueceu de avisar que tem um namorado no Brasil. Um namoro que entre idas e vindas, já dura três anos. Mas Marina tão pouco ama Germano, seu namorado, o que ela acha mais atraente nele é seu dinheiro e sua posição social.

Mas no fim, ela acaba casada com Germano e Etienne vira seu amante oficial. Anos depois eles se encontram nessa mesma situação. Só que não existe apenas os dois na vida de Marina. Ela não se apega a ninguém e deixa amores por todos os lugares onde viaja. Ela obedece apenas a seus desejos e sua vontade momentânea. Ela é tão fiel a seus princípios que até mesmo com sua família ela age assim. Mas até quando esse modo de vida vai satisfazê- la? Quando deixa os pedaços de seu coração espalhado por todos os lugares onde passa, como fará para ter seu coração inteiro novamente e totalmente preenchido?

Livro da Editora Empíreo, como sempre é um desafio, tanto na leitura como na construção da resenha. E digo isso como um elogio. Tantos livros sendo lançados e tanto mais do mesmo, que quando me deparo com algo diferente, que me tira da minha zona de conforto, só tenho a agradecer a editora por isso. Nas Alturas é um romance um tanto quanto diferente. Aqui não temos aquela protagonista romântica que vive esperando encontrar o homem da sua vida, se apaixonar e ser feliz para sempre. Marina é o oposto disso. Ela que ser feliz sim, mas tem certeza de que essa felicidade não está ligada à amar alguém e ser fiel a essa pessoa. Esse jeito dela ser pode ter suas vantagens, mas também tem suas desvantagens e Marina vai aprender isso ao longo da história.

Achei muito interessante a questão levantada pela autora. Quando conhecemos Marina e vemos esse jeito dela encarar a vida e os homens, os relacionamentos em si, já vem aquele velho machismo na cabeça, como uma mulher age assim? Mas se fosse um homem, alguém teria pensado nessa questão em algum instante? Mas não foi esse o motivo que me levou a não gostar de Marina. Achei ela mimada demais. Tudo tinha que ser do jeito que ela queria. Até gostei quando ela percebeu que não ia ser sempre assim. Achei ela meio desnaturada em relação a sua família também. Agora a cereja do bolo foi o final. Dei até uma gargalhada quando vi o que a autora aprontou com a Marina no último capítulo. Se recomendo essa história? É claro que sim. Além de tudo, você vai viajar e conhecer diversos países junto com Marina."

Nota: